Que o Gmail é considerado o melhor webmail da atualidade pela maioria dos internautas todo mundo já sabe, o que a maioria não sabe é que o cliente de e-mail da Google tem vários recursos super interessantes que são pouco usados, justamente por falta de conhecimento.

Pensando assim, resolvi escrever uma série de posts de como usar cada um destes recursos, incluindo o passo-a-passo completo do Mute, Filters, Canned responses, (Para quem usa em português: Ignorar, Filtro, Respostas predeterminadas) e o que mais aparecer.

Eu sempre recomendo que as pessoas usem o Gmail em inglês por um motivo básicos: Os novos recursos são habilitados primeiro para quem usa em inglês e, só após a tradução (que demora um pouco), são liberados para outros idiomas. Então se eu falar de algum recurso aqui que você ainda não tenha, basta mudar o idioma para English (US).

Por este motivo, vou manter os termos em inglês, com a tradução ao lado, entre parênteses, para você se achar caso tenha dificuldades com o idioma.

Neste primeiro tutorial eu vou explicar para que serve o Mute (Ignorar). Ele é tão simples que você vai entender antes mesmo de terminar de ler a explicação e, se você participa de alguma lista de discussão, provavelmente irá utilizar bastante também.

O que o Mute faz é, nada mais, nada menos, que pular a caixa de entrada e passar a arquivar diretamente aquele thread (grupo de emails com o mesmo título). Ou melhor, você vai continuar recebendo as respostas daquele determinado e-mail, porém elas não vão aparecer na sua inbox.

Para dar Mute em uma conversa basta abrir ou selecionar qualquer e-mail que você não quer mais ler as respostas, clicar no botão More Actions (Mais ações), lá em cima, e em seguida, clicar em Mute (Ignorar).

Se por algum motivo você quiser ler estes e-mails, o thread inteiro estará disponível na pasta All Mail (Todos os e-mails).

Tags: , ,