Uma coisa que tenho procurado muito pra mim nos últimos anos foi a tal qualidade de vida. Ela não é uma variável binária, algo como ou se tem ou não se tem, mas sim algo que você vai aprimorando a cada dia e que transforma sua vida conturbada em algo mais tranquilo e mais feliz.

Eu gostaria aqui sinceramente de dar um grande passo-a-passo, simplesmente ensinar uma fórmula simples e fácil que você possa aprender a melhorar sua qualidade de vida, só que não funciona assim. Cada pessoa tem um caminho e uma solução diferente para isto. O que serve pra mim pode não servir para você e vice versa. Mas isso não significa também que não há uma forma que eu possa dar algumas dicas. Não sou nenhum expert, mas vai que algo possa ser útil e realmente te ajudar?

Para começar é importante dizer que em muitos pontos, para melhorar a qualidade de vida você precisa passar por um processo mais doloroso no início, até pegar o ritmo e aí sim melhorar. Não se engane, nem sempre é fácil o início, mas geralmente vale muito a pena!

————-

Agora chega de bla bla bla e vamos as dicas:

Em primeiro lugar, recomendo você observar o que mais pode influenciar na sua vida, seu humor e sua disposição. Se você não estiver de bom humor e sem disposição, dificilmente conseguirá se empenhar em uma forma de melhorar, então pegue um papel e caneta, abra o bloco de notas, Evernote ou similar e comece a listar:

1. As coisas que mais te estressam no dia-a-dia (um botão de controle remoto que não funciona direito? Abrir e fechar a porta do armário que anda com problema? Falta de organização das suas coisas em casa?);

2. O que pode melhorar o seu humor/disposição (Alimentação melhor? Mais horas de sono? 5 minutinhos de exercícios ao acordar?);

3. Coisas que você gostaria de saber/aprender ou que de alguma forma lhe ajudariam, seja em casa ou no trabalho (aprender formas melhores de limpar a casa, se barbear, um hobby etc. Dê preferência as coisas que você não gosta de fazer).

Depois de tudo listado o ideal é se concentrar nas piores coisas para você, se lembrando sempre que o perfeito não pode ser inimigo do bom. Ou melhor, não tente conseguir uma solução perfeita. Isto não existe! Apenas tente arrumar um jeito de melhorar um pouquinho, pois toda melhora é válida!

Na minha experiência, as coisas que mais fizeram a diferença foram:

  • dormir melhor
  • me alimentar melhor
  • exercícios de manhã
  • ter um tempo no dia, alguns minutinhos somente, sem olhar celular, ouvir música etc, livres para a mente correr solta e relaxar
  • não dormir no ônibus
  • Esta foi a mais difícil de todas pois eu simplesmente ficava exausto, não me aguentando acordado mesmo que estivesse de pé. Foram várias semanas sofrendo até conseguir me adaptar, mas meu humor melhorou muito quando não consigo lugar no ônibus. Outra ajuda foi passar a ir e voltar do trabalho lendo. A viagem deixou de ser um martírio e passou a ser prazerosa, independente se está engarrafado ou não.

  • perder o vício em redes sociais, fóruns, blogs, e-mails, messengers etc
  • Não disse não utilizar mais, porém não fico o dia inteiro com estas coisas abertas. Primeiro faço o que preciso, depois abro um pouco tudo isso, olho tudo, respondo o que for necessário e fecho todos de novo. No geral, estes são os maiores responsáveis por eu estar sempre sem tempo para tudo e me estressar quando tenho muito o que fazer.

  • sempre estar aprendendo algo novo, diferente, algum hobby
  • geralmente comprar menos coisas mas de melhor qualidade
  • Atualmente prefiro não ter algo do que comprar um de qualidade ruim e que não vai me atender no futuro.

Depois de todas estas mudanças que nunca terminam, pois sempre há alguma modificação na casa, no carro, no computador, nos meus hábitos etc para melhorar, minha qualidade de vida foi melhorando absurdamente e hoje tenho uma vida muito mais prazerosa, mais controlada e feliz que antigamente. Minha vida é perfeita? Não! Também não posso dizer que nunca me estresso, mas que com certeza ela melhorou muito, isso melhorou!

Be Sociable, Share!