Hoje estava pensando em como fazer um tutorial para que as pessoas na minha empresa conseguissem, elas mesmas, atualizar as assinaturas do Outlook. Eu já tínhamos todos os arquivos de assinaturas no servidor, mas a variedade de sistemas operacionais e Offices dificultavam muito a tarefa, pois, dependendo da versão e idioma, o caminho de onde deve ser armazenada a assinatura muda.

Alguns usam Windows XP em inglês, outros em português e ainda alguns usam o Windows 7. Se já não bastasse, as versões do Office também são muitas (2003, 2007 e 2010), também algumas em EN ou BR.

Foi aí que me lembrei das Environment variables, também conhecidas como variáveis de sistema que são, nada mais, nada menos, que atalhos do para algumas pastas importantes, como a pasta que você instalou o Windows, a pasta onde os seus programas são instalados etc. Com uma pesquisa rápida no Google, achei a mais que perfeita %APPDATA%!

Vai lá, eu te espero! Copia o %APPDATA%, cola na barra de endereços do Windows Explorer e aperta Enter!

Sim, ela leva direto para a pasta Aplication Data, dentro de Documents and Settings\Seu-nome-de-usuário, se você estiver usando o Windows XP, ou Users\Seu-nome-de-usuário\Roaming se você estiver no Windows 7. Assim sendo, independente se o usuário usa o Windows XP ou o 7 eu posso simplesmente pedir que ele entre em %APPDATA%\Microsoft\Signatures.

Claro, esta solução não é universal e não vai atender a todos os casos, mas já reduz a quantidade de casos que eu tenho que tratar individualmente quando estou fazendo a documentação ou mesmo se eu estivesse programando!

Mas se você tiver uma solução melhor que esta, por favor, me deixe saber como você fez!

Be Sociable, Share!