Arquivo por categoria Outros

Qualidade de vida…

Uma coisa que tenho procurado muito pra mim nos últimos anos foi a tal qualidade de vida. Ela não é uma variável binária, algo como ou se tem ou não se tem, mas sim algo que você vai aprimorando a cada dia e que transforma sua vida conturbada em algo mais tranquilo e mais feliz.

Eu gostaria aqui sinceramente de dar um grande passo-a-passo, simplesmente ensinar uma fórmula simples e fácil que você possa aprender a melhorar sua qualidade de vida, só que não funciona assim. Cada pessoa tem um caminho e uma solução diferente para isto. O que serve pra mim pode não servir para você e vice versa. Mas isso não significa também que não há uma forma que eu possa dar algumas dicas. Não sou nenhum expert, mas vai que algo possa ser útil e realmente te ajudar?

Para começar é importante dizer que em muitos pontos, para melhorar a qualidade de vida você precisa passar por um processo mais doloroso no início, até pegar o ritmo e aí sim melhorar. Não se engane, nem sempre é fácil o início, mas geralmente vale muito a pena!

————-

Agora chega de bla bla bla e vamos as dicas:

Em primeiro lugar, recomendo você observar o que mais pode influenciar na sua vida, seu humor e sua disposição. Se você não estiver de bom humor e sem disposição, dificilmente conseguirá se empenhar em uma forma de melhorar, então pegue um papel e caneta, abra o bloco de notas, Evernote ou similar e comece a listar:

1. As coisas que mais te estressam no dia-a-dia (um botão de controle remoto que não funciona direito? Abrir e fechar a porta do armário que anda com problema? Falta de organização das suas coisas em casa?);

2. O que pode melhorar o seu humor/disposição (Alimentação melhor? Mais horas de sono? 5 minutinhos de exercícios ao acordar?);

3. Coisas que você gostaria de saber/aprender ou que de alguma forma lhe ajudariam, seja em casa ou no trabalho (aprender formas melhores de limpar a casa, se barbear, um hobby etc. Dê preferência as coisas que você não gosta de fazer).

Depois de tudo listado o ideal é se concentrar nas piores coisas para você, se lembrando sempre que o perfeito não pode ser inimigo do bom. Ou melhor, não tente conseguir uma solução perfeita. Isto não existe! Apenas tente arrumar um jeito de melhorar um pouquinho, pois toda melhora é válida!

Na minha experiência, as coisas que mais fizeram a diferença foram:

  • dormir melhor
  • me alimentar melhor
  • exercícios de manhã
  • ter um tempo no dia, alguns minutinhos somente, sem olhar celular, ouvir música etc, livres para a mente correr solta e relaxar
  • não dormir no ônibus
  • Esta foi a mais difícil de todas pois eu simplesmente ficava exausto, não me aguentando acordado mesmo que estivesse de pé. Foram várias semanas sofrendo até conseguir me adaptar, mas meu humor melhorou muito quando não consigo lugar no ônibus. Outra ajuda foi passar a ir e voltar do trabalho lendo. A viagem deixou de ser um martírio e passou a ser prazerosa, independente se está engarrafado ou não.

  • perder o vício em redes sociais, fóruns, blogs, e-mails, messengers etc
  • Não disse não utilizar mais, porém não fico o dia inteiro com estas coisas abertas. Primeiro faço o que preciso, depois abro um pouco tudo isso, olho tudo, respondo o que for necessário e fecho todos de novo. No geral, estes são os maiores responsáveis por eu estar sempre sem tempo para tudo e me estressar quando tenho muito o que fazer.

  • sempre estar aprendendo algo novo, diferente, algum hobby
  • geralmente comprar menos coisas mas de melhor qualidade
  • Atualmente prefiro não ter algo do que comprar um de qualidade ruim e que não vai me atender no futuro.

Depois de todas estas mudanças que nunca terminam, pois sempre há alguma modificação na casa, no carro, no computador, nos meus hábitos etc para melhorar, minha qualidade de vida foi melhorando absurdamente e hoje tenho uma vida muito mais prazerosa, mais controlada e feliz que antigamente. Minha vida é perfeita? Não! Também não posso dizer que nunca me estresso, mas que com certeza ela melhorou muito, isso melhorou!

Tags:

As 8 horas restantes

Li uma vez num site sobre carreiras e mercado de trabalho um texto que dizia que nós trabalhamos 8 horas, dormimos 8 horas e, o que fazia diferença nas nossas vidas como um profissional, é o que fazemos nas 8 horas restantes.

Eu, como ainda privilegiado por estar vivendo com os meus pais e não ter preocupações com a casa, facilidade que já tem data para terminar, passo assim as minhas 8 horas:

  • 1 hora entre acordar, tomar café, um bom banho, trocar palavras com a minha noiva, me arrumar e ir para o trabalho;
  • 2 horas de transporte até chegar no batente;
  • 1 hora de almoço, afinal as 8 horas de trabalho não incluem esta pausa;
  • 2 horas entre andar até o ponto, esperar o ônibus, pegar trânsito e andar do ponto até minha casa;
  • 2 horas de atenção a minha família, a minha noiva, meu sobrinho, para tomar um banho e comer alguma coisa;
  • 1 hora para me atualizar e relaxar um pouco. Ver os vídeos que queria, responder e-mails ou, como acontece na maioria dos dias, fazer meus freelas;
  • E claro, quando pego trânsito um pouco maior, alguém me para no trabalho pedindo ajuda de algum gadget, algo que preciso fazer no almoço demora, alguém em casa precisa da minha ajuda pra alguma coisa ou mesmo preciso ficar até mais tarde no trabalho, o que é bem comum, acabo gastando mais 1 ou 2 horas.
  • Nerd / Hacker Style

    Não se preocupe, você não contou errado. Já foram mais de 8 horas aí, tempo que é descontado diretamente das minhas horas de sono, ainda que, infelizmente, eu sinta necessidade das 8h. Procuro dormir um pouco no transporte para tentar descansar, mas não é a mesma coisa.

    Agora, me desculpe o artigo que li, mas não vou deixar de dar o pouco tempo que tenho de atenção a minha família e noiva ou ainda deixar a higiene e alimentação de lado, para me dedicar ainda mais a me tornar um profissional melhor. E, se você acha que é só eu alugar um apartamento perto do trabalho, então é porque você não viu os preços de imóveis na Zona Sul do Rio ou o quão próximos a favela estão os que são baratos.

    Jingle do Transporte Público do Rio

    Só uma brincadeira que fiz a noite.
    Ok, eu não sei cantar, mas na falta de um cantor a gente improvisa! 😀

    Levando em consideração que entre ligar o teclado e subir o vídeo eu levei 3 horas, até que está bom!

    E vai, diz que não é exatamente assim que anda o transporte público do Rio?

    Tags: , , , , ,

    Bingão do Rio!

    Se você mora no Rio de Janeiro e acompanha o noticiário, não pode perder a mais nova sensação da cidade: é o Bingão do Rio!

    É só imprimir a sua cartela e acompanhar com os noticiários a cada manhã! Nem todos os jornais dão todas as notícias, então é bom ficar de olho em todos para achar todas as ocorrências antes das outras pessoas!

    Ao fazer Bingo, é só twittar a palavra “BINGO”, com a tag #BingoRio e sua diversão está garantida! Corra já e imprima o seu!!!

    Mais uma produção: Bruno Fontes. Fazendo seu dia mais feliz!

    Bingão do Rio

    Foto por: Michael Sharman

    Tags: , , ,

    Post “miguxo”

    Engraçado…

    É que por mais que a vida, os caminhos e as dificuldades interpessoais do autor e suas manias gerem discussões e tornem algumas coisas muito difíceis, eu tenho uma admiração grande por cada um de meus amigos.

    Não tenho como generalizar demais o post, pois ele ficaria extraordinariamente grande, como diria Douglas Adam. Então vou focar apenas no início, principalmente por saber que estes não vão ler o que está escrito aqui…

    Leia mais $raquo;